Barcos a remo – sua principal propulsão são os remos.

Um veleiro ou veleiro – como o nome sugere, um navio cuja principal fonte de propulsão são as velas. O equipamento de propulsão, ou seja, o número e o tipo de velas, são as velas. A divisão dos veleiros é feita com base no cordame, ou seja, nas velas, e justamente no tipo de equipamento náutico.

Navio de propulsão mecânica – entende-se qualquer navio que se desloque graças à utilização de máquinas (dividimo-las em motor e turbina), exceto nas situações em que as máquinas são utilizadas apenas para pequenos deslocamentos (e.g. durante a manutenção portuária) ou para aumentar a controlabilidade, mas a propulsão principal é Outros Navios com propulsão mecanizada são divididos de acordo com o tipo de hélice em: navios com propulsão por pás, navios com propulsão helicoidal, navios com propulsão a jato.

Os tipos de navios são um tema tão extenso que trataremos dele em outro artigo, assim como a divisão dos barcos… Barco a motor – é uma pequena embarcação (convés contínuo, convés parcial ou sem convés) propulsionada por um motor de combustão interna (diesel ou gasolina, de instalação permanente ou fora de bordo), cujo casco é uma estrutura rígida (laminado, madeira, aço, alumínio ligas) ou híbrido (uma combinação de uma estrutura rígida e flexível – preenchida com gás ou espuma) – esta é a definição mais geral, incluindo uma divisão em muitos tipos menores de barcos – como mencionei, vale a pena tratá-la separadamente.

Para fins de classificação, os barcos a motor são divididos em: patrulha (para patrulhar corpos d’água e conduzir operações de resgate), trabalho (para transporte, amarração e outros trabalhos auxiliares), pesca (para pesca comercial), turístico (para fins turísticos, recreativos e desportivos). Oeste Marine big bass charger